sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Turma do Terceiro ano A, matutino.
Componentes: Ana Paula, Calila, Darlan, Hellen, Iago, Islane, Geisa, Sara, Talita.


AS IDEIAS DE LAMARCK

Perguntas:
1. Quais são os princípios básicos do lamarckismo?
2. Quais são as falhas e méritos das ideias de Lamarck?
3. Cite um exemplo utilizado por Lamarck para ilustrar suas ideias.


Respostas :
1. R: Lei do uso e do desuso e lei dos caracteres adquiridos.
2. R: Hoje sabe-se que as alterações causadas pelo uso e pelo desuso dos órgãos corporais não se transmitem á descendência, o que invalida a explicação de Lamarck para a evolução biológica. Ele teve, no entanto, o grande mérito de ter chamado a atenção para o fenômeno da adaptação dos seres vivos ao ambiente, que seria resultado de modificações lentas e graduais dos seres vivos ao longo de inúmeras gerações.
3. R: A ausência de pernas nas serpentes atuais, atribuída por ele a falta de uso nos membros locomotores nos ancestrais desses animais.



Atividade sobre as ideis de Darwin

1. O que Darwin descobriu?
   
Charles Darwin descobriu que todos os seres vivos, podem ter sua linhagem ancestral traçada sobre sua vida na terra.


2. Quais são as cinco teorias de Darwin que são sustentadas até hoje e o que elas dizem?
  • A teoria da evolução: os organismos estão em um lento mais constante processo de mutação.
  • O ancestral comum: todo grupo de organismos descende de um ancestral comum.
  • Multiplicação das espécie: as espécies vivas tendem a se diferenciar com a passagem das eras.
  • Gradualismo: as populações se diferenciam gradualmente, de geração em geração, até que as espécies que seguiram por um "galho" da árvore da vida não mais pertençam à mesma espécie do "tronco" e de outros "galhos".
  • Seleção natural: é a teoria essencial do darwinismo. Ela se baseia no fato de que os seres vivos sofrem mutações genéticas e podem passá-las a seus descendentes. 

3. Em sua obra de 1859 "A origem das espécies" Darwin formula a doutrina evolucionista. Como se dá essa doutrina?
   
Segundo essa doutrina as espécies procedem umas das outras por evolução. Em virtude da selecção natural sobrevivem os indivíduos e as espécies melhor adaptados.


Componentes: Alan, Daise, Daniel, Ester, Natan, Rafaela, Rute, Tiago 3ª A

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

* ATIVIDADE SOBRE DARWIN*

                                        (ATIVIDADE)

1°-Quem foi Charles Darwin?
R: Charles Darwin foi um naturalista inglês que nasceu em 12 de Fevereiro de 1809. Ficou famoso por espalhar a comunidade científica sobre a evolução dos seres viventes.
   Tudo começou quando ele era um estudante de medicina, e tomou gosto por história natural, correndo atrás de pesquisas e respostas sobre os seres vivos.
  Em uma de suas viagens, a bordo no navio Beagle que durou cinco anos 1831 e 1836, visitou várias regiões do planeta, nessas pesquisas ele percebeu uma interessante relação entre fósseis e espécies viventes na época, e alguns mecanismos de adaptação de espécies próximas ao ecossistema e o modo de vida delas.

Quais são as teorias de Darwin?
R: Teoria do ascendente comun,Teoria da evolução como tal,Gradualismo,Teoria da multiplicação das espécies,Teoria da seleção natural.

O que é Darwinismo?
 é o termo usado para designar vários processos relacionados com as ideias de Charles Darwin, nomeadamente ideias relacionadas com a evolução e a selecção natural.

Colegio Polivalente Edivaldo Boa Ventura
Data: 10/11/2010   serie:3°D 
Professora: Cristina
Componentes: Márcia,Rair,Daniela.

(As ideias de Darwin e suas teorias)

Colegio Polivalente Edivaldo Boa Ventura
 Data:10/11/2010                               Serie:3°D
 Professora:Cristina
Componentes:Márcia,Daniela,Rair.

                         As Ideias de Darwin e suas teorias
    
        Darwin desenvolveu uma teoria evolutiva que é à base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.
          Os princípios básicos das idéias de Darwin podem ser resumidos no seguinte modo:
    Os indivíduos de uma mesma espécie apresentam variações em todos os caracteres, não sendo, portanto, idênticos entre si.
   Todo organismo tem grande capacidade de reprodução, produzindo muitos descendentes. Entretanto, apenas alguns dos descendentes chegam à idade adulta.
   O número de indivíduos de uma espécie é mantido mais ou menos constante ao longo das gerações.
   Assim, há grande "luta" pela vida entre os descendentes, pois apesar de nascerem muitos indivíduos poucos atinge a naturalidade, o que mantém constante o número de indivíduos na espécie.
    Na "luta" pela vida, organismos com variações favoráveis ás condições do ambiente onde vivem têm maiores chances de sobreviver, quando comparados aos organismos com variações menos favoráveis.
   Os organismos com essas variações vantajosas têm maiores chances de deixar descendentes. Como há transmissão de caracteres de pais para filhos, estes apresentam essas variações vantajosas.
   Assim, ao longo das gerações, a atuação da seleção natural sobre os indivíduos mantém ou melhora o grau de adaptação destes ao meio.

            Os pontos débeis desta teoria são numerosos e encontram-se inter-relacionados; não obstante, vamos tentar indicá-los por ordem de importância de uma perspectiva metodológica ainda que isso signifique mencionar algum tema repetido vezes por colocar problemas de diferente natureza:
  1.   A teoria darwinista da seleção natural tenta explicar o desaparecimento de modificações genéticas não ótimas pela falta ou menor adaptação dos indivíduos ao meio, mas não diz nada da origem das modificações nem dos processos em que se levam a cabo.
   Implicitamente está negando ou reduzindo à sua mais mínima expressão o próprio conceito de evolução uma vez que os novos seres se compõem da mesma informação genética que os seus antecessores, com supostas mutações que podem ter um efeito tanto positivo como negativo.
De forma indireta assume-se que onde não há seleção natural não há evolução.

2.      O argumento central da seleção natural ou dito de outra forma “o que existe é porque sobreviveu ou não desapareceu” é uma tautologia pelo que não há forma humana de negá-lo. A única crítica possível a esta argumentação é assinalar a falta de rigor científico na mesma.
3.      O modelo, assim configurado, só funciona em longo prazo na nossa escala física, logo elimina a evolução em curto prazo e assim surgem idéias como que o homo sapiens nos seus momentos iniciais tinha praticamente a mesma capacidade intelectual que na atualidade, estando completamente estendidas nos nossos dias. Com isso, a única coisa que se consegue é agudizar artificialmente a problemática dos saltos evolutivos.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

# Atividade #

Colégio Polivalente Edivaldo Boaventura
Data: 05/11/2010      Série: 3º (A)
Prof: Cristina
Componentes: Alhyel, Bárbara, Ícaro, Lira, Rosiane, Suellen


1ª - "Seus ancestrais eram animais de quatro

patas como os demais répteis. Uma necessidade surgiu e

esses animais passaram a se mover deslizando pelo solo

e esticando o corpo para atravessar passagens estreitas.


Nessas condições as patas deixaram de ter utilidade e

passaram até a prejudicar o deslizamento. As patas, pela

falta de uso, foram se atrofiando e, após um longo tempo,

desapareceram por completo". Este texto exemplifica a

teoria denominada:


a) seleção natural.

b) morganismo.

c) darwinismo.

d) lamarckismo.

e) fixismo.

RESPOSTA: D

2ª - A característica - musculatura desenvolvida - adquirida por um halterofilista deverá ser transmitida a seus descendentes.
Esta afirmação se baseia na teoria evolucionista enunciada por:

a) Lineu.
b) Darwin
c) Malthus.
d) Lamarck.
e) Mendel.

RESPOSTA: D

3 ª - São princípios aplicados no lamarckismo, exceto:



a) Em uma região, havendo competição, sobreviverá o mais bem adaptado.

b) O desenvolvimento do órgão é proporcional ao uso.

c) Um novo órgão poderá ser formado no organismo quando se cria uma nova necessidade.

d) Um órgão que, com o tempo, tem pouca atividade será extinto.

e) Todas as novas aquisições de um organismo serão transmitidas aos descendentes.



RESPOSTA: A

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A teoria moderna da evolução

A teoria moderna da evolução

A evolução dos seres vivos, ainda hoje, é um tema bastante polêmico e controverso.
Segundo a maioria dos estudiosos desse assunto, as primeiras idéias tratando da origem da vida e das transformações que ocorrem nos seres vivos surgiram na Grécia antiga entre os filósofos.
A mais antiga teoria grega acerca da transformação dos seres vivos foi feita pelo filósofo Anaximandro de Mileto, ele propôs que as espécies dão origem umas às outras. E, segundo tal proposta, a vida como um todo teria surgido em ambiente aquático. Na água surgiram todos os animais, inclusive o homem. Os primeiros seres seriam adaptados ao ambiente aquático e através de transformações rápidas e duradouras, causadas por fatores diversos, nasceriam novas formas de vida.

O filósofo grego Empédocles de Agrigento afirmava que todos os objetos são compostos por quatro elementos básicos: terra, ar, fogo e água. Assim as diferentes coisas que existem seriam os processos naturais gerados pela aproximação e à separação desses quatro elementos.
Empédocles formulou uma primitiva teoria da evolução, a qual dizia que as partes dos seres vivos apareceriam espontaneamente do meio vivo e se uniriam ao acaso com outras partes, formando assim seres complexos bastante diferentes dos originais. Alguns desses seres seriam oriundos de combinações inadequadas e faltariam ou sobrariam partes, enquanto outros teriam combinações harmoniosas das partes. Nessa teoria, ele afirmava que somente as combinações harmônicas subsistiriam, pois estariam aptas a executar todas as funções orgânicas básicas, enquanto os seres monstruosos e desarmônicos se extinguiriam.

Tal observação mostrava que cada continente apresenta uma história evolutiva diferenciada, ou seja, cada população animal ou vegetal, por estar isolada uma da outra, acabou trilhando um caminho único, dando origem à espécies singulares.
Com contribuições de Lamarck, Wallace e diversos outros pesquisadores, o britânico Charles Robert Darwin criou as bases da “moderna teoria da evolução”, ao apresentar o conceito de que todas as formas de vida se desenvolveram em um lento processo de “seleção natural”. Seu trabalho teve uma influência decisiva sobre as diferentes disciplinas científicas e sobre o pensamento moderno em geral. A teoria completa de Darwin foi publicada em 1859, com o título “A origem das espécies por meio da seleção natural”.
Atualmente, os cientistas discutem apenas alguns pormenores dessa teoria em busca de aprimorá-la ainda mais.

Mas, vale lembrar que mesmo sabendo que há um enorme consenso entre os cientistas acerca do “neodarwinismo”, ainda assim grande parte das pessoas não aceita muitos de seus princípios e idéias.



Componentes: Suelen Santos ; Rosiane dos Santos; Maricleide Lopes; Bruna Stefany  -  3°A